4 Dicas para Livro das Sombras
- Baltazar Jheffz

- 25 de dez. de 2022
- 3 min de leitura

4 Dicas para Livro das Sombras 📕
Os instrumentos utilizados na prática da bruxaria podem variar, na minha prática tem alguns instrumentos que eu não uso, outros uso bastante. Entre os instrumentos o que eu mais gosto é o Livro das Sombras.
Apesar de achar que fazer um livro das sombras é uma parte importante da prática, no meu caso tive diversos probleminhas para dar continuidade nele. Vi muitas dicas que me ajudaram, e gostaria de compartilhar a minha experiência e as dicas que funcionaram para mim.
1. Esqueça o Perfeccionismo
Tem horas que não tem jeito. Os olhos enchem e me deixo levar pela aparência. Pela internet tem várias fotos de Livros das Sombras, capa dura e cheios de decorações, páginas envelhecidas e desenhos. Eu, claro, fico querendo ter um igual.
O problema é que muita preocupação com estética me travava. As vezes ficava sem escrever, pensando que iria ficar feio, ou escrevia algo que depois descobria um erro de português. Ou ficava tão preocupada em deixar tudo bonito que nada ficava pronto. Ficava procurando uma capa bonita, e me intimidava de escrever no caderno depois...
Você vai ter mais de um livro das sombras, se como eu você trava e acaba não fazendo um Livro das Sombras por coisas assim, vou te dizer o que funcionou. Peguei uma caderneta qualquer e pensei, vai ser um rascunho, livro de estudos, e só fui escrevendo. Já está na metade. Sem ligar para se estava bonitinho, o livro das sombras não tem nada demais, mas está andando.
Agora peguei uma caderneta que eu tinha feito muito tempo atrás, artesanal, e comecei a escrever nele. O objetivo é encher as páginas com observações e receitas, e tudo mais que aprender. Só escreva. Escreva tudo.
2. Tenha um índice
Se o seu Livro das Sombras é uma encadernação em brochura, como o meu caso, um índice é muito necessário. Se for um caderno argolado, fichário, caderno de discos etc, basta fazer divisórias e reorganizar as folhas, mas um caderno que não tem como reposicionar as folhas precisa de índice. Já imaginou você querendo pesquisar no seu livro algo específico no meio de dezenas de outras informações? Com o índice fica tudo mais organizado mesmo que você não escreva tudo sobre o mesmo tema em sequência, e facilita a consulta.
Isso me ajuda também porque algumas vezes vou lendo ou vejo o que outros bruxos compartilham de algo, e quero registrar, posso já ter estudado sobre cores ou velas ou luas, mas pode ter algum conhecimento novo. Aí é só escrever em qualquer pagina e depois anotar no índice.
Dá aquela sensação de que o conhecimento realmente vai se construindo aos poucos.
3. Use colagens
Outra coisa que frequentemente acontecia era escrever algo com muitos erros de português ou estar copiando alguma informação, e descobrir que pulei algo. Por exemplo estar escrevendo sobre os Sabats e pular de Yule para Ostara. Nessas horas colagem ajuda muito, posso escrever numa folha avulsa e colar sobre a página que saiu errada. Com isso paro de ficar arrancando páginas.
Simples, mas funcionou para mim. Também serve para acrescentar informações novas em páginas antigas no caso de pequenas observações.
4. Escrever na língua que tem fluência
Para manter o livro das sombras o mais secreto possível algumas pessoas ou escrevem em outra língua ou escrevem utilizando símbolos ou outros alfabetos. Assim se alguém pegar não poderá ler.
Para mim isso não dá certo porque torna tudo pouco prático. Se você quiser fazer uma consulta rápida, consegue bater o olho e entender a informação? Se sim, tudo bem. O problema é que muitas vezes esse não é o caso, e é preciso parar para traduzir o que foi escrito.
E se você não for fluente para escrever em outra língua, como era o meu caso, escrever uma página demorava muito. Ou seja, um trabalho a mais, e eu acabava não fazendo.
Para mim foram as dicas que me ajudaram. Erros fazem parte, o importante é registrar tudo.

Curtiu nosso conteúdo?! Curta, compartilhe e nos apoie para que possamos continuar produzindo conteúdo de qualidade. Sigam nosso Instagram @Khaotizando 🕯️ Lembrando! Nada é verdadeiro! Tudo é permitido! 🕯️
Abraço do Bruxo! 🔮
Baltazar Jheffz








Comentários