top of page
BG SITE KHAOTIZANDO 2023_edited_edited.jpg

Você conhece um HIPER-SIGILO? ✡️❤️‍🔥✡️


Você conhece um HIPER-SIGILO? ✡️❤️‍🔥✡️ Sem dúvida a maioria dos magistas sabem o que é um sigilo. Explorando este conceito em seu grimório Pop Magic! de 2003, Grant Morrison desenvolve essa idéia e trabalha com o conceito de Hiper-Sigilos. Segundo sua definição “o Hiper Sigilo leva o sigilo além do conceito da imagem estática e incorpora elementos como caracterização, drama e roteiro próprio. O Hiper-Sigilo é um sigilo extendido para a quarta dimensão”. Um Hiper Sigilo, como o próprio nome indica, é portanto, um sigilo elevado a sua enésima potencialidade. Um Hiper-Sigilo é algo tão grande e poderoso que não pode ser criado por uma única pessoa. É necessário uma instituição poderosa como uma corporação ou um governo para concebê-lo e algumas décadas ou mesmo séculos de gestação para que se forme. Hiper Sigilos dependem ainda de uma organização em escala mundial e de meios de comunicação em massa que só foram alcançados a partir do século XX. Nos séculos anteriores Hiper Sigilos não se formavam pois tinham um alcance limitado, mas com o início da globalização, eles explodiram como uma super nova e se tornaram um advento cujo poder e alcance ainda não podem ser avaliados. Sua origem é um fato tão poderoso na história da magia que pode ser comparado ao surgimento da astrologia. Por Thiago Tamosauskas

Entendendo os Hiper Sigilos – Hiper-Sigilos Mas como descrever algo tão grandioso e onipresente assim? Simples. Vá até uma padaria e peça uma Coca-Cola. A Coca-Cola é um exemplo perfeito de Hiper Sigilo. Milhões de dólares são investidos todos os anos para lembrar a milhões de pessoas que aquele logotipo representa “Juventude e Felicidade Instantâneas em Qualquer Ocasião”, tal como está exposto na “Missão e Valores” da empresa. Compare isso com aquele último rabisco em que você gozou em cima.

Pense a respeito; John Pemberton o criador da Coca-Cola e Frank Robinson o criador do logo Coca-Cola estão mortos há décadas. Só os historiadores e estudantes de marketing lembram-se deles. Mas a Coca-Cola continua viva. Mais do que isso, a Coca-Cola é hoje muito mais forte do que era quando foi criada. Ela cresceu, mudou, se reproduziu (pense nas marcas filhas como Sprite, Fanta, etc.). Em outras palavras, evoluiu. A Coca-Cola influenciou não apenas a cultura, mas a religião, quem você acha que é a responsável pela imagem de um Papai Noel vestido de vermelho, barrigudinho, de barba, bigodes e bochechas vermelhas? Alias, porque você acha que ele está vestido de vermelho? A Coca-Cola sustenta milhares de pessoas e se alimenta de bilhões que bebem dela. Sua comunhão diária é tão intensa que em um ano, mais garrafas de Coca-Cola são consumidas do que hóstias foram desde que as inventaram. E mesmo depois que você estiver morto, ela continuará crescendo. (Está ficando com sede agora?)

Mas não é qualquer marca que é um Hiper-Sigilo. Temos assim três critérios para defini-los:

  1. É preciso que seja um sigilo. Ou seja, carregue uma mensagem não explícita, mas bem definida, direta e centrada de um desejo.

  2. É preciso ser coletivo e massivo. Ou seja, deve ser reconhecido da mesma forma pelo favelado jamaicano e pelo executivo chinês.

  3. É preciso ser viral/memético. Ou seja, ele deve constantemente infectar novas mentes que não o conheçam e ser mais forte do que novas idéias que surjam, de forma a se perpetuar.

Agora é preciso ter cuidado para não confundir Hiper Sigilos com as empresas que o fez surgir, e nem mesmo com meras marcas comerciais. O capitalismo realmente mostrou-se um campo fértil para seus nascimentos, mas muitos Hiper Sigilos sequer tem fins lucrativos ( Greenpeace e Nasa só para dar alguns exemplos). Outros são lucrativos mas não são empresas propriamente ditas (considere Máfia e a Medicina). Além disso algumas empresas são pequenas demais como padaria do Seu Raimundo e portanto estão descartadas. E ainda, algumas marcas são verdadeiros gigantes de vendas mas nunca tiveram a pureza necessária para formar um Hiper Sigilo, como a General Eletric, por exemplo. De tudo isso concluímos que um Hiper Sigilo existe numa realidade muito diferente das meras empresas comerciais.

Comparados com o conhecimento ocultista prévio, podemos dizer que os sigilos normais podem ser igualados a demônios e servidores da baixa magia enquanto que os Hiper Sigilos estão mais próximos de invocações e deuses e da magia cerimonial. Eles são reafirmados constantemente pelos meios de comunicação e reafirmados a todo instante por pessoas espalhadas por todo o globo. Um Hiper Sigilo, por definição, possui uma natureza superior à do indivíduo, e portanto divina. Hoje existem mais pessoas que bebem Coca-Cola do que existem católicos ou muçulmanos. 🔮 Lembrando! Nada é verdadeiro! Tudo é permitido! 🔮

 
 
 

Comments


bottom of page